Trabalho sobre Ruido
CURSO
TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
MATÉRIA: HIGIENE OCUPACIONAL
PROFESSORA: MARIA EMILIA
PESQUISA
O RUÍDO
NO AMBIENTE DE TRABALHO
CAMILA CATAROSSI
VALTER DA CONCEIÇÃO
LAUDINEI SANTIAGO
CARLOS CALDAS
DIEGO ALMEIDA
MARCELO SANCHEZ
Sumário
Introdução 3
Níveis de ruído no Trabalho 4
Problemas causados pelo Ruído 5
Reduzir o Ruído 6
Gestão do ruído na construção 7
Conclusão 8
Bibliografia 8
Introdução
Diariamente, há um grande número de pessoas expostas a níveis muito elevados de ruído no trabalho e, consequente, a todos os riscos provenientes deste. O ruído é um problema que se alastra a praticamente todos os ambientes de trabalho, desde call centers a escolas, passando por escritórios, embora, naturalmente, tenha uma particular incidência na indústria e na construção civil.
Segundo a Agência Europeia para a Higiene e Segurança do Trabalho, um em cada cinco trabalhadores europeus, tem que levantar a voz pelo menos metade das vezes que precisam falar quando estão no trabalho e 7% sofrem de problemas de perda de audição derivados das suas ocupações profissionais. Alias a perda de audição devido ao excesso de ruído é a doença ocupacional com mais denuncias em toda a União Européia.
Na pesquisa a seguir, iremos falar um pouco mais sobre os problemas do Ruído no Trabalho e de como podemos minimiza-lo.
Segurança e
Níveis de ruído no Trabalho
O ruído é medido em decibéis (dB) – quanto mais alto for o numero, mais intenso é o som. Existem varias técnicas para medir o som, normalmente identificadas adicionando uma letra depois do dB; por exemplo dB(A).
Quanto mais tempo estivermos expostos a barulho intenso, mais provável que iremos sofrer de perdas auditivas. Por isso, a medição do ruído e os limites de ruído no local de trabalho são habitualmente estipulados em relação com o tempo de exposição ao ruído.
Os limites de exposição ao