Sistema Esquelético
A estrutura óssea da cabeça pode ser dividida em duas partes: (1) o crânio, propriamente dito, que aloja e protege o encéfalo e consiste de oito ossos; (2) o esqueleto da face, composto de quatorze ossos. Estes ossos são chatos ou irregulares e, com exceção da mandíbula, articulam-se entre si por articulações que não permitem mobilidade, denominadas suturas. Como cada um destes ossos pode ser estudado isoladamente.
Ossos do Crânio
Os ossos do crânio estão unidos firmemente para proteger o encéfalo, fica situado na parte mais alta do corpo humano e sustentado pela coluna cervical, de formato oval e levemente maior na parte posterior do que na parte frontal, suas junturas são imóveis, somente um dos ossos considerado da face se move livremente, através de uma juntura sinovial, a articulação temporomandibular. O esqueleto do crânio pode ser dividido em calvária e assoalho, composto de ossos pares e ímpares, podendo ser laminares ou pneumáticos. Quanto aos ossos laminares, são compostos por duas lâminas externa e interna de tecido compacto, a parte que fica entre as duas lâminas é denominada de díploe. Enquanto que os pneumáticos contêm cavidades ou seios com ar.
A parte anterior da cabeça é a face e a parte posterior pode ser chamada de nuca. É possível rodar ou inclinar a cabeça graças às duas primeiras vértebras cervicais. A cabeça mantém-se direita graças à ação dos músculos e ossos que compõem o pescoço.
A cabeça óssea é constituída pelos ossos do crânio e pelos ossos da face. O crânio é uma caixa óssea constituída por uma parte superior, a abóbada craniana, e uma parte inferior, a base do crânio. A face é constituída por ossos, que estão situados adiante da base do crânio, delimitando várias cavidades, onde se encontra a maior parte dos órgãos dos sentidos.
O crânio é constituído por 8 ossos, sendo que dois são pares e quatro são ímpares.
Ímpares: Frontal, Occipital, Esfenóide e Etmóide.
Pares: Parietal e Temporal.
A face é