sistema esqueletico
Esqueleto é o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar a base de sustentação do corpo do animal e gerar função. Ossos são definidos como peças rígidas e esbranquiçadas de números, coloração e formas variáveis.
Fazem parte das funções do esqueleto, protecção de órgãos como o coração, pulmão e sistema nervos central através da caixa torácica, crânio e coluna vertebral, respectivamente.
Sustentação e forma ao corpo. Local de armazenamento de íons (Ca, P), pois em grande parte será usado durante a gravidez como forma de calcificação fetal, pela reabsorção destes íons armazenados no organismo materno.
Sistema Esquelético
Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora em que acorda até o momento em que vai dormir novamente. Você levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do café da manhã até à boca, mastiga, vai à escola, volta, faz ginástica, corre, usa as mãos para segurar algum objecto, passeia, espirra, boceja, empurra e puxa objectos, ensaia passos de dança ao ouvir música, joga basquete, pratica qualquer outro exporte.
Função do esqueleto
O esqueleto humano adulto é constituído por cerca de 200 ossos. O esqueleto sustenta o corpo, protege órgãos diversos e está associado a muitos dos movimentos que executamos. O ser humano e os outros animais vertebrados se locomovem das mais diversas formas e para os mais diversos fins.
O esqueleto ósseo, além de sustentação corporal, apresenta três importantes funções:
Reservas de sais minerais, principalmente de cálcio e fósforo, que são fundamentais para o funcionamento das células e devem estar presentes no sangue. Quando o nível de cálcio diminui no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência.
Determinados ossos ainda possuem medula amarela ou tutano. Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras como material de