asaaaa
O Cinema é uma excelente maneira de compreendermos a realidade que nos cerca através desta leitura artística, que analisa a sociedade a luz de ideologias e interesses.
Compreender esta linguagem é uma habilidade fundamental para o profissional de
Ciências Humanas, especialmente, para o internacionalista.
Se por um lado, as ideologias marcam a linguagem cinematográfica, cabe um olhar clínico capaz de compreender os interesses. Por outro lado, a crítica cinematográfica costuma ser muito rígida quanto a fidelidade com os contextos éticos e estéticos do momento histórico retratado. Em outras palavras, o roteiro (que pode ser romanceado) é menos importante do que o contexto, onde as coisas acontecem.
Listei alguns dos filmes, que por experiência e entendimento pessoal, são marcantes para as Relações Internacionais. Muitos bons filmes estão fora desta lista por desconhecimento ou por esquecimento meu.
Privilegiei alguns "velhinhos" que podem ser encontrados na Internet... e que são muito interessantes e precisam ser resgatados. Organizei-os por "grupos", de acordo com a temática, região ou período.
Atenciosamente,
Prof. Valdir Luiz Schwengber
LISTA DE FILMES
1) GRUPO 1
Fuga de Sobibor: Cotidiano em campos de extermínio - 2a. Guerra Mundial
O nono dia – sobre um campo de concentração para padres e pastores cristãos. o
Julgamento
Nuremberg
de
Julgamento dos considerados culpados na Guerra
2) GRUPO 2
O Paciente Inglês, de Anthony Minghela
Círculo de fogo
A Nação do Medo, com Rutger Hauer e Miranda Richardson
3) GRUPO 3
A Vida é Bela, de Roberto Benigni, com Roberto Benigni
O Pianista, de Roman Polanski, com Adrien Broody.
Em Nome Do Pai
2a. Guerra
Mundial
Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O jovem rebelde irland 4) GRUPO 4
1900