Sermão
Prof. António Alves
1. A ESTRUTURA DO SERMÃO
Segundo a retórica clássica, a estrutura do texto argumentativo organiza-se em quatro partes: exórdio - apresentação do tema e captação da atenção do auditório. narração - narração I explanação dos factos . confirmação - defesa da tese com argumentos. peroração - síntese do que foi dito e apelo à adesão dos ouvintes
O "Sermão de Santo António aos Peixes" é construído de acordo com o modelo oratório instituído pela retórica clássica.
Assim, o exórdio corresponde a uma introdução, a narração (exposição) e a confirmação constituem o desenvolvimento e a peroração contém a conclusão.
Publicado em http://portugues11ano.blogspot.com por António Alves
Pág. 1
2. PROGRESSÃO TEMÁTICA - conceito predicável, tema e desenvolvimento do tema
Quando lemos o "Sermão de Santo António aos Peixes" temos a sensação de que o texto é uma peça de arquitetura, um edifício muito bem projetado que vai sendo construído progressivamente, com uma organização lógica, na qual todas as peças se articulam de forma coesa.
Por outro lado, de acordo com as regras do sermão barroco, o conceito predicável, apresentado no exórdio, tem como objetivo apresentar o tema. Assim, o tema deste Sermão seria a Palavra dos Pregadores que evita a corrupção da terra.
Tal não acontece, no entanto, pois o tema é deslocado para a própria corrupção, que vai ser a base de toda a argumentação Questão - Explica como se processa essa hábil deslocação do tema, referindo como se articulam:
- o conceito predicável;
- a comemoração do dia de Santo António;
- a mudança de auditório, homens
peixes;
- os louvores e repreensões dirigidos aos peixes.
Resposta - O tema do sermão é apresentado no início para depois progredir de acordo com os objetivos do orador.
Como vimos, o sermão começa por apresentar o conceito predicável "vós sois o sal da terra", sendo que o sal são os pregadores que devem impedir a corrupção da terra. Mas