Sistema eleitoral de israel
Eretz Israel (a Terra de Israel) foi a terra natal do povo judeu. Aqui tomou forma sua identidade espiritual, religiosa e política. Foi aqui que, pela primeira vez, os judeus se constituíram em estado, criaram valores culturais de significação nacional e universal e deram ao mundo o eterno Livro dos Livros.
Israel é uma democracia parlamentar, na qual funcionam os poderes legislativo, executivo e judiciário. Suas instituições são a Presidência, a Knesset (parlamento), o Governo (gabinete de ministros) e o Judiciário. O sistema se baseia no princípio da separação de poderes, com controle recíproco, o poder executivo (o governo) estando sujeito ao voto de confiança do poder legislativo (a Knesset) e a independência do judiciário sendo garantida por lei.
A democracia representativa em Israel é evidente, porém é proporcional. O presidente (chefe de Estado) é uma figura simbólica, eleita pela Knesset para servir por um período de 7 anos, sem poder se reeleger. O cargo de primeiro-ministro no Estado de Israel é o mais alto do governo, apesar de que oficialmente o chefe de Estado seja o presidente. O primeiro-ministro não é eleito diretamente pelo cidadão. O chefe do partido com mais assentos na Knesset e que mais tem chance de construir um governo recebe do presidente o mandato para construir um governo. Se o chefe do maior partido consegue compor um governo que ganha confiança da Knesset, ele torna-se o primeiro ministro. Após