Sistema de informações gerenciais
Atualmente muitos administradores gerenciam suas empresas de forma simples sem planejamento e tomam decisões equivocadas, gerando assim prejuízo para a empresa e em muitas vezes ate sua falência, pensando e aperfeiçoar e auxiliar os gestores em situações como essas é que foi criado o SIG Sistema de Informações Gerenciais. Existem inúmeras definições para SIG, mas a que melhor explica e efetivamente se encaixa nos padrões de Administração de Empresas é o seguinte: “SIG é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa”.
O Sistema de Informações Gerenciais é um método que torna disponível para o setor administrativo da empresa, as informações essenciais, que viabilizam processos de tomada de decisões, dando assim maior suporte para que planejamentos e operações de controle da organização possam ser executadas de forma meramente eficazmente, fornecendo informações precisas sobre o passado, o presente e o futuro projetado sobre os efeitos relevantes dentro e fora da organização.
1º CAPITULO: O que é o SIG?
Este sistema é de grande importância para as empresas que querem e pensam em sobreviver num mundo dinâmico, onde mercados financeiros flutuam constantemente, e o cenário político é incerto. Todos esses fatores adicionados a uma má gestão geram decisões equivocadas que levam ao insucesso de uma empresa. Portanto é de extrema valia implantar tal sistema, visto que não é mais um modismo de administração, mas sim algo sólido e no final se tornará um dos pilares para o sucesso da empresa. Lembrando que em relação à necessidade de informações mais depuradas e que segundo Oliveira (2008, p.73) “... a eficácia empresarial está sendo seriamente prejudicada por sistemas que, simplesmente, produzem enormes quantidades de dados e informações que não são trabalhados e utilizados”. Tais ferramentas segundo Oliveira (2008) permitem aos gestores obter de forma dinâmica e prática as informações necessárias