Gerenciamento de memoria
Alex Gleiton Carneiro Lopes / Alberto Rafael Monteiro
Universidade Estácio FAP
Belém – PA – Brasil alexgleiton@hotmail.com / monteiro.alberto@hotmail.com
Resumoa gerência de memória é a parte de um sistema operacional de fundamental importância para o funcionamento de todo um computador pois é ela que é responsavel por todo o escalonamento dos processos, verificando se alguns processos devem receber mais prioridade que outros, devido ao seus estados críticos. Ela também é responsável por cuidar de quais partes da memória estão em uso, quais estão livres, alocar memória a processos quando eles precisam, desalocar quando eles não necessitarem mais. Isso é ela acaba se tornando uma “chave”crucial e de fundamental importância dentro de um sistema computacional.
1.Introdução.
Historicamente a memória principal sempre foi vista como um limitado e elevado grau de investimento pois uma das maiores preocupações dos projetistas sempre foi desenvolver um S.O.(sistema operacionais) que não ocupassem muito espaço na memória e ao mesmo tempo dessem uma otimizada na utilização dos recursos computacionais. Mesmos nos dias de hoje com toda a redução de custos, e como consequência o aumento da capacidade da memória principal, o seu gerênciamento ainda é um dos fatores mais cruciais para os projetistas de sistemas operacionais.
Agora falaremos a seguir no decorrer deste artigo um pouco mais sobre seus esquemas básicos de memória principal e memória virtual mostrando suas vantagens, desvantagens e implementações numa sequência quase crescente.
2. Funções: Uma das suas principais funções do sistema operacional é fazer com que o processador somente execute instruções localizadas na memória principal, o sistema deve sempre transferir informações da memória secundária para a memória principal antes de serem executadas. Como o tempo de acesso á memoria secundária é muito superior ao tempo de acesso á memoria principal, o sistema operacional