Sistemas Eleitorais Vogel
REPRESENTAÇÃO FEMININA
Luiz Henrique Vogel
2005
Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados
Centro de Documentação e Informação
Coordenação de Biblioteca http://bd.camara.gov.br "Dissemina os documentos digitais de interesse da atividade legislativa e da sociedade.”
ESTUDO
SISTEMAS ELEITORAIS, QUOTAS E
REPRESENTAÇÃO FEMININA
Luiz Henrique Vogel
Consultor Legislativo da Área XIX
Ciência Política, Sociologia Política, História, Relações Internacionais
ESTUDO
ABRIL/2005
Câmara dos Deputados
Praça 3 Poderes
Consultoria Legislativa
Anexo III - Térreo
Brasília - DF
© 2005 Câmara dos Deputados.
Todos os direitos reservados. Este trabalho poderá ser reproduzido ou transmitido na íntegra, desde que citados o autor e a Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. São vedadas a venda, a reprodução parcial e a tradução, sem autorização prévia por escrito da Câmara dos Deputados.
Este trabalho é de inteira responsabilidade de seu autor, não representando necessariamente a opinião da
Câmara dos Deputados.
2
SISTEMAS ELEITORAIS, QUOTAS E
REPRESENTAÇÃO FEMININA
Luiz Henrique Vogel
A
representação feminina na Câmara dos Deputados pode ser incrementada a partir de modificações no atual sistema eleitoral brasileiro? Cientistas políticos de vários nacionalidades têm se dedicado à analise da relação entre o sistema eleitoral adotado por diversos países e o incremento da participação das mulheres nos parlamentos.
Embora 95% de todos os países do mundo já tenham assegurado, durante o século XX, dois dos principais direitos democráticos, a saber, o direito de votar e o de ser votado, a presença das mulheres nos parlamentos é bastante desproporcional ao número de mulheres que vivem e trabalham nestas sociedades.
As conclusões dos pesquisadores que se debruçaram sobre a questão da sub-representação das mulheres nos parlamentos indicam que as estruturas políticas, em particular, os sistemas eleitorais adotados, exercem papel mais relevante do