Israel - estados
DEMOCRÁTICO.
Israel é uma democracia parlamentar baseada no sufrágio universal e na representação proporcional. O sistema de governo de Israel se baseia em várias leis básicas decretadas por seu parlamento, o Knesset. O presidente (chefe de estado) é eleito pelo Knesset para um mandato de sete anos. Parlamentarismo democrático. Nas eleições de maio de 1996, os israelenses pela primeira vez escolheram seu primeiro-ministro por voto direto, mas desde então sua eleição direta não mais ocorreu. Israel se descreve constantemente como um bastião de democracia Ocidental e como o único estado democrático no Oriente Médio. Para Demonstrar que o seu é um país "democrático", o Israel enfatiza que os Palestinos em Israel tem o direito de votar, que há Palestinos no Knesset.
VÁRIAS FORMAS DE GOVERNO Iniciaram sua história como uma monarquia (753 – 509 a.C.), experimentaram a República (509 – 27 a.C.) e terminaram sob um império despótico (27 a.C. – 476 d.C.). O Império costuma ser divido em Alto Império (principado) e Baixo Império (Dominato).
CIDADE- ESTADO E IMPÉRIO
O Estado Romano é muito semelhante ao Estado Grego, era formado pelas Cidades-Estados, durante muitos séculos o povo participava diretamente no governo, participando das assembleias. Com o crescimento da população desse Estado tiveram que organizar melhor as decisões do governo, por isso criou o Senado para que os senadores fossem escolhidos do povo (representante do povo) tinha voz direta com o Estado como antigamente, assim criaram as Civitas*. Parte do conceito de civitas, formadas pelos clãs chamados gens, no plural “Gentes”. Mesmo quando sob a noção de Império não perdeu o caráter municipalista – “Estado-cidade”.
É difícil falar das características do Estado Romano de uma maneira uniforme, sabendo-se que ele teve início de um pequeno grupamento de pessoas até constituir um império mundial que experimentou várias formas de governo. Ao longo de seu império atingiu