Destilação simples e fracionada
1- Por que adicionamos pérolas de vidro ou cacos de porcelana no balão de destilação?
R: Para evitar o superaquecimento.
2- Descreva detalhadamente como ocorre o processo de destilação.
R: Na destilação simples a solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro. Na destilação fracionada o balão de vidro é colocado a mistura. Ao ser aquecida, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, e logo em seguida, a outra substância vai evaporar também. Porém, ao encostar-se às bolinhas da coluna de fracionamento, a primeira substância vai condensar, voltando para o balão, e a outra substância continuará subindo, até encontrar o condensador. O termômetro serve para manter uma temperatura constante, um pouco acima do maior ponto de ebulição. Ao final do processo, o béquer conterá o líquido mais volátil, e o balão de vidro terá o líquido menos volátil.
3- O fenômeno envolvido na destilação e químico ou físico? Justifique.
R: É físico. Pois o composto mantém a mesma identidade de seu estado liquido antes e depois do fenômeno ocorrido que e a destilação.
4- Qual a função de cada componente do sistema de destilação?
R: A separação por destilação só e possível se os componentes da mistura a separar tiverem volatilidades diferentes, ou seja pontos de ebulição diferentes. Estas diferenças estão necessariamente relacionadas com diferenças nas forças intermoleculares de cada componente, dependentes das respectivas estruturas moleculares o que conduz a pressões de vapor diferentes