destilação simples e fracionada
A destilação simples serve para fazer uma separação pouco precisa. No entanto, se os pontos de ebulição dos componentes forem bastante diferentes, conseguir-se-ão obter resultados razoavelmente bons.
Por sua vez, a destilação fracionada é um método muito mais preciso, através do qual se conseguem separar componentes com pontos de ebulição mais próximos ou, poder-se-á dizer que, é utilizado simplesmente para obter um maior rigor na separação. Na destilação simples o valor da temperatura que se pretendia era de 56ºC e nós obtivemos uma temperatura aproximadamente constante nos 60ºC. Na destilação fracionada o valor da temperatura que se pretendia era de 56ºC e nós obtivemos uma temperatura aproximadamente constante nos 57ºC o que foi bastante melhor como seria de esperar.
Introdução teórica A destilação é um modo de separação baseado no fenómeno de equilíbrio liquido-vapor. Isto acontece quando temos duas ou mais substâncias que formam uma mistura líquida e queremos separar os seus componentes. Como fazer? Para separar os componentes da mistura líquida, em primeiro lugar ambos os componentes têm que ter volatilidades razoavelmente diferentes para que a destilação seja bem sucedida. De seguida temos que aquecer a mistura líquida até ao ponto de ebulição do componente que queremos que seja retirado da mistura. No caso da nossa experiência, temos que aumentar a temperatura da mistura até conseguirmos evaporar a acetona. Quando a acetona começa a evaporar, o condensador transforma a acetona vaporizada de novo num líquido, retirando-o do sistema.
Destilação Simples A destilação simples é o método mais rude de fazer uma separação de componentes no estado líquido. Quando se realiza a destilação simples para purificar um líquido, o componente