Sistema Eleitoral Brasileiro
Em 1494 Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas que dividia o mundo em duas partes uma parte para cada reino. Havia na época muitos interesses em se conquistar novas terras e riquezas, pouco tempo depois de assinado o Tratado de Tordesilhas, o navegador Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo das Índias, retornando para o reino com uma carga de Porcelana, Seda, Tapetes e Especiarias, que renderam grandes proveitos à coroa portuguesa.
Então o Rei Dom Manuel resolveu realizar uma segunda expedição ao oriente, mandou preparar uma esquadra composta por uma frota armada com 13 navios com mais de mil e quinhentos homens e com mantimentos para aproximadamente 18 meses, as Caravelas portuguesas partiram de Lisboa no dia 09 de março de 1500, sob o comando de Pedro Alvares Cabral, os portugueses estavam interessados em realizar feitoria com o Oriente para manter relações comerciais.
A esquadra seguiu uma rota muito distante da esperada e aos dias 22 de Abril de 1500, foi avistado um grande monte e terras com grandes arvoredos. O grande monte alto foi denominado pelo capitão de monte Paschoal, e as terras com grandes arvoredos de Terra de Vera Cruz.
No dia 24 de Abril de 1500, estava iniciada a ocupação do novo domínio português na Terra de Vera Cruz, o encontro de Pedro Alvares Cabral com os nativos denominados de Índios foi amistoso, sendo muito bem documentado pelo escritor Pero Vaz de Caminha, que escreveu uma carta descrevendo tudo sobre a descoberta do território, carta que posteriormente seria encaminhada ao Rei de Portugal, Rei Dom Manuel. Ressaltando o trecho do final da carta de Pero Vaz de Caminha sobre a riqueza das terras encontradas “que querendo se aproveitar dar se nela tudo! por causa das aguas que tem”.
Pedro Alvares Cabral no dia 26 de Abril de 1500, manda erguer uma cruz e Frei Henrique de Coimbra celebra a primeira missa nas Terras de Vera Cruz, sendo acompanhada pelos Índios e pelos tripulantes da esquadra,