sistema educacional
Os problemas educacionais brasileiros, visto de uma perspectiva macrossociologica, apresenta-se em grande parte como produtos de nossa incapacidade de ajustar as instituições educacionais as diferentes funções psicoculturais socioeconômicas que elas devem preencher e de criar um sistema educacional suficientemente diferenciado e plástico para corresponder ordenadamnente, a varedade, ao volume e ao rápido incremento das necessidade escolares do pais como um todo.
O próprio sistema educacional é formado por constituições “deficiente s de ensino” e que requerem alterações onerosas e complexas. Mas na realidade sóconta com meios de intervenção que acabam sendo insuficientes para que possa haver uma mudança significativa e efetiva. Sendo esse o dilema educacional brasileiro, o papel do cientista social é sercrítico e principalmente, ser militante. Deve encarar a educação como um objeto de pesquisa e de análise crítica e também como um campo de intervenção prática.
e acordo com a legislação vigente, compete aos municípios atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil e aos Estados e o Distrito federal, no ensino fundamental e médio. Além disso, cabe ao governo federal organizar o sistema de educação superior.
A educação superior abrange os cursos de graduação nas diferentes áreas profissionais, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processos seletivos. Também faz parte desse nível de ensino a pós-graduação, que compreende programas de mestrado e doutorado e cursos de especialização.
Ensino