Relatorio de Laboratório mecânica da partícula segundo semestre de engenharia
Aluno 1 RA: ?????????
Aluno 2 RA: ?????????
Aluno 3 RA: ?????????
Aluno 4 RA: ?????????
Aluno 5 RA: ?????????
Disciplina, Nome do Professor
17 de agosto de 2014
Resumo:O experimento tem como objetivo a observação da aceleração gravitacional e sua comprovação matemática, a influência da massa dos corpos e determinar a aceleração gravitacional de corpos próximos à superfície terrestre. Com o desligamento do eletroímã, as esferas são lançadas, disparando os cronômetros que marcam o tempo. Coleta e análise de dados apresentam-se em anexo.
Introdução Teórica
A aceleração dos corpos em queda livre desperta a curiosidade dos homens há tempos. Ao ser abandonado de determinada altura, a velocidade do corpo aumenta em função do tempo. Durante um longo tempo acreditava-se que a aceleração estava diretamente condicionada à massa dos corpos. Galileu fundamentou, de forma prática e teórica que a aceleração gravitacional independe da massa dos corpos. Desprezando a resistência do ar, todo corpo, seja ele “leve” ou “pesado”, sofre a mesma aceleração em direção ao centro do planeta.
Materiais Utilizados
Conjunto para estudo da queda de corpos com eletroímã;
Sensores Fotoelétricos;
Cronômetro digital ligado aos sensores fotoelétricos;
Balança;
Esferas com Diferentes Massas (3).
Procedimento / Resultados
Estando todo o equipamento a postos, a esfera é colocada na plataforma de lançamento. Prende-se a esfera ao eletroímã e então desliga-se o eletroímã, deixando a esfera cair, tendo antes sido ajustadas a altura dos sensores..
Tabela 01 – Medidas e média do tempo em cada tentativa.
Tabela 02 – MRUV; Média do tempo e Velocidade Média na trajetória
Análise dos Resultados
Pode ser observada e calculada com precisão a aceleração gravitacional com mínimas alterações em seus resultados, bem como houve grande aproveitamento