Sistema dos Media
3 temas fundamentais: economia, tecnologia e sociedade.
Ignacio Ramonet: actualmente existem 3 grandes poderes sociais: o político, o económico e os média. Estão todos interligados.
Para Ramonet, o 1º poder é o económico, seguido do poder dos media, e só em 3º lugar o poder político. Perde-se o peso da política porque o poder económico, por ex., tende a ser mais durável.
Problema da Política Económica: pressupõe uma intervenção do estado. Até agora, quando o estado intervinha, o grau de eficácia era muito elevado. Mas essa eficácia tem diminuído. As medidas políticas no âmbito da economia têm-se mostrado ineficazes ou pouco eficazes.
Os media são um contra-poder ou fazem parte de um poder? Os media já se assumiram como um poder no espaço público. São hoje o poder. Mas são cada vez mais um instrumento e não um objecto.
Sofisma da Composição: Não tentar generalizar para o todo aquilo que pode ser um caso particular. As variáveis na economia são instáveis. Não é por haver uma correlação que uma variável explica a outra. Ex: Nível colheitas de Trigo Nível de pluviosidade.
Definição de Economia (Robbins, 1932)
- “Ciência da escassez”
- Recursos produtivos escassos (capital e trabalho) Paradigma Tradicional:
Problema: necessidades humanas ilimitadas. É preciso que haja uma gestão livre (mercado) e de lógica colectiva (estado). Dicotomia entre recursos e necessidades. Necessidades ilimitadas ao próprio sistema é essencial (convém que as pessoas queiram adquirir mais produtos.
Novo Paradigma:
- Bens privados: desaparecem com o consumo. O meu consumo individual exclui o consumo de terceiros. Não tem a ver com a posse de bens. Ex: pão.
- Bens públicos: não desaparecem com o consumo. Não há variação de custos de acordo com o consumo. Ex: jornal online. É lido por muitas pessoas mas não tem custos de produção nem variação do custo. Surge o problema do excesso de informação útil. Assim, o paradigma da escassez não se aplica à