Complexos Regionais do Nordeste
Complexos regionais Nordeste
.
Série: 7º A
Professora: Telma
Indice
O Relevo
Hidrografia
Rio São Francisco
Clima
Vegetação
Conclusão
Bibliografia
O Relevo
O relevo nordestino é caracterizado por planaltos, depressões e planícies. Na porção oeste, estão localizados os Planaltos e Chapadas da bacia do rio Parnaíba (Chapada Diamantina), Na região central, está a depressão que ocupa a maior parte do Nordeste, causada pelo rio São Francisco, no litoral estão as planícies e tabuleiros, e, numa parte leste (mas não no litoral), está o planalto da Borborema, que é um dos principais responsáveis pela seca (impede as chuvas de chegarem ao sertão.)
Hidrografia
A rede fluvial do Nordeste é composta por muitos rios temporários, que secam durante boa parte do ano, porém alguns são perenes. O rio principal, o São Francisco, é um dos maiores do Brasil, e corta desde o sul da região, passa pelo interior e deságua no Oceano Atlântico. Ele é de extrema importância para o nordeste, pois é a salvação para milhões de habitantes do sertão nordestino. Também é muito utilizado para transporte de cargas e pessoas, irrigação de lavouras.
Rio São Francisco
Por cortar regiões de diferentes altitudes, as quedas d’água são bastante utilizadas para construção de hidrelétricas e geração de energia, que é destinada ao consumo da região centro-sul e do próprio nordeste. Algumas das mais importantes usinas: Três Marias, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso (I, II, III e IV) e a de Xingó.
O rio também é muito utilizado para transporte, principalmente numa faixa de aproximadamente 1000 km de extensão, que vai desde Pirapora em Minas Gerais até Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco.
Clima
O clima nordestino é predominantemente tropical, em razão da proximidade com a linha do equador. O relevo contribui para a formação do clima semi-árido na região central, e no litoral encontramos o clima tropical úmido.
O clima tropical é