Estudos
Possui temperaturas e precipitações próprias de clima temperado, com estações bem definidas, temperaturas amenas e pluviosidade intercalada com queda de neve. Em altas altitudes as baixas temperaturas dificultam a ocupação humana.
As condições climáticas da Europa resultam em quatro fatores : (LAMarCOnV)
Latitude : provoca variação de temperatura de acordo com a distancia ou aproximação ao Equador. Quanto mais longe do Equador, menor é a temperatura , devido à curvatura terrestre.
Altitude : Em áreas de grandes elevações ocorre o clima frio de montanha, isso, porque há a rarefação de oxigênio
Maritimidade: Ameniza as temperaturas das áreas próximas das costas (perto do mar).A corrente marítima fria que influencia o Atlântico Norte se origina no Golfo do México e é responsável pelos invernos menos rigorosos e altos índices pluviométricos. Menor amplitude térmica.
Contentinalidade: Áreas mais longes do oceano aresentam amplitudes térmicas maiores que na costa. Ajuda nas altas temperaturas.
Ventos: Durante o verão ventos quentes Simum e Siroco vindos da África influenciam a região mediterrânea tornando-a mais seca.Durante o inverno os frios como buram vindos do polo Ártico tornam as regiões setentrionais (norte) mais frias
Climas : (PoTeMedFri)
Polar: Norte da Escandinávia até Russia.Invernos longos e frios, verões curtos, No litoral o congelamento do mar é comum.*Exceto nas áreas do atlântico norte* ( marit.). Tundra
Temperado : oceânico : Característico do litoral entre port. e Noruega. Altos índices pluviométricos e amplitudes térmicas pouco acentuadas. Clima mais influenciado pela corrente do atlântico norte. Floresta temp. continental : Característico da Europa central e oriental .Inverno seco e frio, verão quente e chuvoso, índices pluviométricos menores. Amplitudes térmicas acentuadas. Floresta temp.
Mediterrâneo: Sul da Europa