alimentos funcionais -mel
Mel
O que são alimentos funcionais?
O
termo alimentos funcionais, se refere aos alimentos que contêm ingredientes ativos que beneficiam o organismo de alguma forma, possuindo assim grande potencial para abrandar a evolução de doenças, promover a saúde.
Em geral, os probióticos, prebióticos, fitoesteróis, antioxidantes e as fibras são alimentos funcionais
O mel
O mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.
O mel
O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana. Conhecido e apreciado desde os tempos mais remotos, ele pode ser utilizado na alimentação, sobretudo como substituto do açúcar. Variedades de mel
O sabor, o aroma e a cor do mel variam segundo a origem botânica do néctar recolhido pelas abelhas.
Dessa forma variam em cor, aroma e sabor. Diferenciam-se, assim, na cor, indo do branco incolor, amarelo ao castanho principalmente. É normal estabelecer a seguinte classificação de tipos de mel:
Mel monofloral: quando o mel é produzido a partir do néctar de uma única espécie floral.
Mel polifloral: quando o mel é produzido a partir do néctar
Composição
De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte ,
(75%) por hidratos de carbono. O mel é também composto por água
(20%), por minerais, por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e
E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes. Contudo,a composição do mel varia, dependendo da flora que