Sistema disgestivo
Curso Profissional Técnico de Apoio á Gestão Desportiva
Disciplina: Estudo do Movimento
Trabalho Realizado por: Neuza Cardeira; Hugo Silva; Carlos Santos, Carlos Pereira e Henrique Pereira
SISTEMA DIGESTIVO
Digestão
A digestão é o processo através do qual moléculas complexas dos alimentos são desdobradas, em moléculas mais simples que podem ser absorvidas para o sangue.
Mecânica: É controlada por estímulos nervosos, é desenvolvida pela língua, pelos dentes e pelos movimentos peristálticos que ocorrem ao longo de todo o tubo digestivo.
Quimica:É provocada pelos sucos digestivos. Estes sucos contêm enzimas digestivas que promovem a quebra de ligações químicas nas moléculas que constituem os alimentos.
O sistema digestivo é constituído pelo tubo digestivo e pelos órgãos anexos.
Anatomia da boca
Órgão adaptado à ingestão, trituração e ensalivação dos alimentos, só possível devido à acção da língua, dos dentes e das glândulas salivares.
Glândulas Salivares
Faringe: Canal de ligação entre o esófago e a boca
Ésofago
Tubo musculoso, com cerca de 30 cm que passa através do diafragma até alcançar o estômago.
Estômago
Saco muscular, situado entre o esófago e o intestino delgado. Comunica com o esófago através da cárdia e com o intestino delgado através do piloro.
Estômago
Intestino delgado
Tubo enrolado com cerca de 4 cm de diâmetro e 6 a 7 metros de comprimento. É formado pelo duodeno (segmento inicial que se segue ao estômago e que recebe os sucos produzidos pelo fígado e pelo pâncreas) e pelo jejunoíleo (zona de absorção intestinal). No final da digestão, os nutrientes encontramse na sua forma mais simples: aminoácidos (das proteínas), ácidos gordos e glicerol (dos lípidos) e monossacaríceos (do amido e outros hidratos de carbono).
Juntamente com os nutrientes que não sofrem digestão (água, vitaminas, sais minerais e fibras) formam o quilo.
Intestino Grosso