Biologia: dicas sobre animais vertebrados
Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são animais vertebrados. Todos são triploblásticos, celomados e com simetria bilateral, mas cada grupo tem características próprias. Para quem está estudando esse conteúdo para o vestibular, o professor Rocco Francisco Di Leone, do Mottola Pré-Vestibular, em Porto Alegre, destaca algumas características de cada grupo:
Peixes - São divididos em cartilaginosos e ósseos. Todos têm habitat aquático, circulação fechada com duas cavidades (átrio e ventrículo) e sistema nervoso completo, com dez pares de nervos cranianos. O tubo digestivo é completo nos dois grupos, sendo com boca ventral e coacla nos cartilaginosos e com boca frontal e ânus nos ósseos. Ambos têm respiração branquial - cartilaginosos têm cinco pares de fendas, enquanto os ósseos têm quatro. Cartilagionosos excretam uréia e ósseos, amônia. Os primeiros são vivíparos, com fecundação interna. Os outros são ovivíparos, com fecundação externa.
Anfíbios - De pele nua e vascularizada, podem ser terrestres ou aquáticos, têm tubo digestivo completo (da boca à coacla) e excretam uréia. As larvas têm respiração branquial, e os adultos, cutânea ou pulmonar. A circulação é fechada, com três cavidades (dois átrios e um ventrículo), e o sistema nervoso é completo, com 10 pares de nervos cranianos. Ovíparos, têm fecundação externa.
Répteis - São terrestres e têm pele grossa, com queratina. Seu tubo disgestivo é completo, da boca à coacla, assim como o sistema nervoso, com 12 pares de nervos cranianos. A respiração é pulmonar e a excreção é por ácido úrico. Com circulação fechada, têm três cavidades (dois átrios e um ventrículo). Ovíparos, têm fecundação interna.
Aves - Com tubo disgestivo completo, da boca à coacla, têm ainda papo e moela e excretam ácido úrico. De respiração pulmonar, são dotados ainda de sacos aéreos. Com circulação fechada, têm quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos). São ovíparos, com fecundação