Folder
Relatório de atendimentos fisioterapêuticos
Normalmente, pacientes que buscam ou são encaminhados para serviços de fisioterapia tem comprometimentos físicos que causam a interferência nas atividades que são necessárias para eles ou são procurados por pessoas que querem melhorar seu desempenho físico e reduzir riscos.
O principal objetivo do programa de fisioterapia é obter um ótimo nível de movimento sem a ocorrência de sintomas durante as atividades funcionais básicas ou complexas. (Kisner, 2005, p. 3).
O fisioterapeuta deve ter um embasamento em diversas formas de exercício e como eles afetam os sistemas orgânicos do corpo e os impactos que eles causam.
Dentro dos exercícios de fisioterapia são elaborados programas para melhorar ou restaurar as funções do paciente ou prevenir patologias. (Kisner, 2005, p.3).
Basicamente os trabalhos do fisioterapeuta têm como vertentes:
Tratar e prevenir;
Melhorar, restaurar ou aumentar as funções físicas;
Evitar e reduzir fatores de risco;
Otimização, preparo físico e proporcionar o bem-estar;
Os programas são individualizados para as necessidades particulares de cada paciente. (Kisner, 2005, p.4).
Nesse relatório serão descritos exercícios e avaliações de amplitude de movimento, exercícios de alongamento, resistidos e de propriocepção, aplicados em diversos pacientes com diversas patologias e lesões.
Amplitude de Movimento – ADM
A amplitude de movimento é uma técnica básica usada para exame e inicio do tratamento em um programa de intervenção cinesioterapeutica. (Kisner, 2005, p.34).
Essa técnica trabalha juntamente com a força, resistência, potência equilíbrio e coordenação, desempenhando um grande papel na capacidade física, contribuindo para a qualidade das funções físicas.
A assistência na movimentação de um segmento corporal dada pelo profissional torna necessária a divisão da amplitude de movimento em três níveis de execução:
- Amplitude de movimento