Pesquisa de campo: aproximação ao objeto através da pesquisa documental
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
Pesquisa Multimetodológica em Produção e Recepção nas Mídias
Pesquisa de campo: aproximação ao objeto através da pesquisa documental[1]
Marina Zoppas de Albuquerque[2]
Este texto é o movimento de aprofundar e delimitar uma aproximação as questões metodológicas que fizeram parte do projeto de pesquisa apresentado no processo de seleção do mestrado. Apresenta o desafio de um olhar diferenciado, neste momento sistematizado somente pelas contribuições da disciplina realizada, sobre o projeto, buscando o aperfeiçoamento e evolução para a realização de passos futuros.
Pensar metodologia pressupõe um olhar sistemático sobre o objeto de estudo, pois é a partir de certos indicativos do fenômeno a ser investigado que será possível tornar presente relações lógicas, assim como a possibilidade de entender os significados sob o ponto de vista da construção do pensamento e da experiência social. Segundo Santaella (2001, p.131) “metodologias não são e nem podem ser receituários ou instrumentações que se oferecem para serem aplicadas a todos os campos, todos os assuntos e a todos os problemas de pesquisa. Pesquisa e suas metodologias exigem intimidade com a área na qual se pesquisa.” Isto significa que a escolha de um encaminhamento metodológico não pode se reduzir a uma opção de caráter apenas instrumental e técnico. Envolve toda uma série de questões que têm a ver com a perspectiva teórica do pesquisador, que se propõe ao contato com a realidade a ser pesquisada, desdobrando-se em definições operacionais necessárias ao desenvolvimento da pesquisa.
Ao falar de metodologias, no plural, estou me referindo às múltiplas possibilidades de abordagem metodológica que têm uma contribuição ao entendimento do real. Conhecer como um determinado grupo social constrói seu conhecimento, quais os elementos e práticas presentes na construção / reconstrução