Francis bacon filosofia da tecnologia
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 2013
A) Quais eram os principais temas de discussão entre os filósofos gregos (Platão e Aristóteles) relacionados à questão da “TECHNÉ”?
Nos tempos da filosofia antiga, filósofos já questionavam o uso do saber para transformar a natureza, prática de foi denominada “tchné”. Surgem então três temas principais que nortearam as discussões.
O primeiro tema se baseava na relação da tecnologia com o natural, em que Platão (428/427 – 348/347 a.C.) afirmava que a tecnologia era uma cópia de tudo já presente na natureza. Já seu aprendiz Aristóteles (384 – 322 a.C.) acreditava que a tecnologia era o meio utilizado pelos seres humanos para completar o que naturalmente faltava.
O segundo tema diz respeito à diferença entre os seres naturais (physis) e os seres artificiais (poiesis). De acordo com Aristóteles, a relação entre a tecnologia e a natureza apresenta algumas diferenças, ou seja, nem tudo é baseado na similaridade. Isso porque os seres naturais apresentam características que independem da intervenção humana, como a capacidade de se reproduzirem, de se alimentarem, de se moverem. Já os artificiais dependem dessa intervenção para sobreviverem.
Por fim, o terceiro tema trata da utilização da tecnologia como forma de entender o que ocorre na natureza e no mundo em geral. Porque por mais que alguns filósofos a tratassem como algo contrário à natureza, a similaridade entre muitas obras e máquinas (criados por meio da tecnologia) com os entes naturais é evidência significativa da importância da tecnologia na evolução do saber. Principalmente o saber a respeito do mundo e de suas particularidades naturais.
Como se poder ver, o dilema entre Platão e Aristóteles é ainda hoje intrigante. Se para Platão os artefatos criados reproduzem algo natural, sempre com alguma imperfeição (característica comum entre as cópias) e, portanto, não existe a criação de algo novo, Aristóteles