Tecnologia
O surgimento do conceito de Redes Sociais
Antes de 1980, de acordo com Lemos e Santaella (2010) o termo Redes era pouco conhecido e utilizado. A primeira menção foi criada através da metáfora ator-rede, ideia apresentada por Wasserman e Faust (1994) e Degenne e Forse (1999).
O conceito Ator-rede ajudaria a definir as Redes Sociais, na medida em que atores representam as pessoas, instituições ou grupos, e a rede designaria as conexões estabelecidas através das interações ou os chamados laços sociais.
Vale ressaltar que o termo Redes Sociais trata-se de um conceito mais amplo, que não diz respeito apenas ao uso de ferramentas de comunicação e relacionamento criadas na internet, mas a toda estrutura social que envolve indivíduos que partilham de mesmos interesses, gostos, credos, etc.
Principais caractéristicas
A mesma interação social que o ser humano desenvolve no seu dia-a-dia é percebida também na internet. Nós sempre vivemos em Redes. Estas podem ser percebidas sob a forma de grupos sociais como a escola, a igreja, o trabalho, o time de futebol, etc.
Com a chegada da internet, essas redes passaram a existir também no ambiente online. Laços sociais, portanto, representados por novas Redes criadas através de plataformas digitais como: Facebook, Twitter e Orkut. Segundo Conrado (2011) o que forma uma Rede são os relacionamentos constituídos, sejam os afetivos ou profissionais. Bem como, o compartilhamento de interesses e objetivos em comum.
Os tipos de Redes Sociais
O ICQ, foi uma das primeiras Redes Sociais a permitir um diálogo em tempo real, assim como o ICQ o MSN também apresenta essa característica referente à comunicação em tempo real e a criação de grupos no qual o usuário deseja se relacionar. Essas possibilidades caracterizam essas Redes Sociais, segundo Lemos e Santaella (2009) como Redes 1.0.
O salto para as Redes 2.0 ocorreu a partir do compartilhamento através das Redes Sociais, sejam trocas de arquivos, fotos,