Manual de concreto
Pedido de Compra e Pedido de Entrega
Manual de compra e programação de concreto
No pedido de compra Definimos quais serão as propriedades e os parâmetros necessários ao concreto fresco e endurecido que a empresa de serviço de concretagem deverá satisfazer ao entregar concreto na obra.
Poderemos ter outras especificações complementares, mas o atendimento das mesmas pode provocar a alteração do fck do concreto, com a conseqüente elevação do seu custo.
1. fck
A resistência característica do concreto (fck) é o item mais importante para se definir qual o concreto a ser fornecido. Ele é estipulado pelos projetistas para que os requisitos gerais de qualidade da estrutura sejam atendidos. Com o valor do fck, saberemos qual é a classe do concreto que será fornecido (C25, C30... C50, Norma NBR 8953). Esta resistência, normalmente, refere-se à idade de 28 dias. Caso a resistência característica do concreto tiver idade diferente desta, a mesma deverá constar no pedido de compra. A norma NBR 6118:2003, com seus novos conceitos de durabilidade das estruturas, trouxe algumas recomendações a respeito da classe e fator a/c do concreto, em função do nível de agressividade ambiental a que a estrutura de concreto estará exposta. A exemplo do fck, o projetista, a partir de agora, deverá fazer constar no projeto o fator a/c especificado.
No pedido de entrega (programação de concreto) Definimos como este concreto será fornecido para a obra, em cada programação de concretagem.
I - Pedido de compra
Basicamente, a especificação do concreto é dada pelo: 1. fck 2. diâmetro máximo agregado 3. consistência
1
MANUAL DO CONCRETO
Pedido de Compra e Pedido de Entrega
NBR 6118:2003 – Tabela 6.1 – Classes de agressividade ambiental
Classificação Classe de geral do tipo Risco de Agressividade Agressividade de ambiente deterioração Ambiental para efeito da estrutura de projeto Rural I Fraca Submersa II Moderada Urbana
1), 2)
protegidas de chuva em