Dosagem de Concreto e Ensaios de Aço
Laboratório de Materiais de Construção
Curitiba 2013
Dosagem de Concreto e Ensaios de Aço
Curitiba 2013
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
LISTA DE SIGLAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
CP – Cimento Portland
NM – Norma Mercosul
NBR – Norma Brasileira
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONCRETO
O concreto comum utilizado atualmente é um material da construção civil constituído de aglomerante (cimento), água, agregados graúdos (brita ou cascalho) e miúdos (areia) e, se necessário, algum aditivo (plastificante, acelerador de pega etc). A dosagem do concreto é um processo através do qual é determinada a melhor proporção entre os materiais que constituem essa mistura, conhecido como traço, para que atendam as especificações desejadas tais como, resistência, custo, entre outros.
Os corpos-de-prova são moldados seguindo a NBR 5738:2003. Após esse processo ficam acondicionados em câmara úmida para cura antes dos ensaios.
Os ensaios de corpos-de-prova de concreto são realizados a fim de se verificar a resistência desse material. No ensaio a compressão é aplicada uma força axial em toda a superfície da seção transversal, provocando o encurtamento do corpo-de-prova. Nesse ensaio obtêm-se resultados da resistência a compressão bem como as curvas de deformação elástica, plástica e módulo de elasticidade do material.
1.2 AÇO
Os aços basicamente são ligas metálicas de ferro e carbono, com porcentagens deste último variáveis, para as armaduras de concreto armado, entre 0,08% e 0,50% (BELGO, p.15). As barras são obtidas por laminação a quente e os fios por laminação a frio ou trefilação.
Atualmente os aços fabricados para concreto armado mais utilizados são: barras CA-25 (não nervurado) e CA-50 (nervurado) e fios CA-60 (nervurado), tendo resistência nominal (a tração) de 250MPa, 500 MPa e 600MPa