Sistema de Unidades
Um sistema de unidades, de acordo com a definição atual, é um conjunto consistente de unidades de medida que contém um conjunto de unidades fundamentais de medida das quais se derivam todas as outras unidades contidas no sistema. No passado as unidades utilizadas eram decididas pelos governantes e não necessariamente possuíam uma relação direta e até poderiam mudar de valor com o tempo e entre diferentes regiões de um mesmo país.
Sistema métrico
Em 5 de maio de 1789, Luís XVI convocou a assembleia dos estados gerais - que não ocorria desde 1614 - que desencadeou uma série de eventos que culminam na revolução francesa. Em 27 de junho do mesmo ano, a Assembleia Nacional Constituinte Francesa pediu para Academia Francesa de Ciências criar um padrão de medidas que fosse invariável, não sendo susceptível a corrupção. Em 4 de agosto, três semanas após a tomada da Bastilha, a nobreza abriu mão de seus privilégios, incluindo o direito de controlar as medidas locais .
Em 1790 foi formado pela assembleia o comitê responsável pela criação do novo padrão, tendo como integrantes Jean-Charles de Borda, Joseph-Louis Lagrange, Pierre-Simon Laplace, Gaspard Monge e Nicolas de Condorcet.
O sistema criado pela comissão foi definido utilizando a base decimal, onde os múltiplos de potencias de dez da unidade possuindo prefixos e tendo como unidades fundamentais metro, grama e segundo, onde tais quantidades foram definidas assim:
O segundo sendo a unidade fundamental de tempo, valendo do dia solar médio.
O metro, unidade fundamental de comprimento, definido sendo a distância entre o polo norte e a linha do Equador através do meridiano que passa entre Dunquerque e Barcelona.
A grama, unidade fundamental de massa, ficou definida como a massa de um centímetro cúbico de água a 4ºC.
Em 7 de abril de 1795, o governo da França revolucionária decretou que estas seriam as novas unidades base do país .
Em 22 de junho de 1799 foi depositado, nos Arquivos da