Sistema de unidades
O Sistema Internacional de Unidades, abreviado SI, é o sistema de unidades mais utilizadas. Junto com o antigo sistema métrico, que é o seu antecessor e tem melhorado
SI é também conhecido como métricas, especialmente em países onde ainda não foi implementado para uso diário. Foi criado em 1960 pelo Conferência Geral de Pesos e Medidas, que inicialmente definiu seis unidades físicas básica ou fundamental. Em 1971, foi adicionado a unidade de base sétimo, o mole. Uma das características principais, que é a grande vantagem de SI é que as suas unidades são baseadas em fenómenos físicos fundamentais. Unidades SI são a referência internacional das indicações do instrumentos de medição e que são referenciados por uma cadeia calibrações ininterruptos ou comparações. Isto permite que para alcançar a equivalência das medições feitas por instrumentos semelhantes utilizados e calibrados em lugares e, assim, assegurar secções sem a necessidade de testes em duplicado e as medições.
Tabela1 – Unidades Fundamentais
O Sistema Internacional de Unidades (SI) define sete unidades básicas ou fundamentais unidades físicas, que são descritos por uma definição operacional. Todas as outras unidades usadas para expressar quantidades físicas podem ser derivadas a partir destas unidades básicas e são conhecidos como derivados de SI unidades.
Unidades derivadas:
Unidades derivadas são expressas algebricamente em termos de unidades de base ou outras unidades derivadas. Os símbolos de unidades derivadas são obtidos por meio das operações matemáticas de multiplicação e divisão.
Tabela 2 – Unidades obtidas por derivação simples do Sistema de unidades
3
Erros acidentais Estes erros ocorrem pelo fato de existirem algumas causas indeterminadas prejudicando assim as medidas imprevisívelmente.
Podemos dizer que estes erros são