termopar
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Engenharia Mecânica
Metrologia e Instrumentação
Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – Caxias do Sul
Prof. Eduardo Nabinger Carlos Alexandre Ferreira Passos Data: 25/11/2014
PRÁTICA DE CALIBRAÇÃO DE UM TERMOPAR Introdução
A medição da temperatura é fundamental para a maioria dos processos termodinâmicos, para podermos calibrar um termopar antes devemos analisar conceitos importantes sobre eles.
Termopar é um tipo de sensor de temperatura muito simples que gera eletricidade a partir de diferenças de temperatura, por exemplo, os piezoelétricos, os termopares, os piroelétricos, os fotovoltaicos, os eletroquímicos, etc. Eles geram um sinal elétrico a partir de um mensurando sem necessitar de alimentação.
Entre 1821 e 1822, Thomas J. Seebeck observou a existência dos circuitos termoelétricos quando estudava o efeito eletromagnético em metais. Observou que um circuito fechado, formado por 2 metais diferentes, é percorrido por uma corrente elétrica quando as junções estão expostas a uma diferença de temperatura – Efeito de Seebeck . Se o circuito é aberto, uma força eletromotriz termoelétrica (f.e.m.) aparece e depende somente dos metais e das temperaturas das junções do termopar. Em 1834, Jean C. A. Peltier descobriu que na existência de um fluxo de corrente na junção de dois metais diferentes, calor é liberado ou absorvido. Este fenômeno é conhecido como Efeito de Peltier e pode ser definido como a mudança no conteúdo de calor quando uma quantidade de carga (1 Coulomb) atravessa a junção (este efeito é à base do estudo termoelétrico). Cabe observar que este efeito é reversível e não depende da forma ou dimensões dos condutores. Portanto, depende apenas da composição das junções e temperatura. Lord Kelvin (Sir