Um viajante sobre o mar de névoa
Temática: Página:
Introdução 2
O Autor 3
A Obra 4
Bibliografia e Sitiografia 5
Conclusão 6
Introdução:
A arte de pintar acompanha o ser humano por toda a sua história. Ainda que durante o período grego clássico não se tenha desenvolvido tanto quanto a escultura, a pintura foi uma das principais formas de representação dos povos medievais, do Renascimento até o século XVIII. Desde então que muitas formas de pintura se têm criado, como o Romantismo.
O Romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platónico, temas do foro religioso, individualismo, nacionalismo e patriotismo. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
Uma pintura que muito bem carateriza este estilo é “Viajante observa um Mar de Bruma”, de Caspar David Friedrich, 1818.