Semi Tica Greimasiana
Semiótica Greimasiana
Instituto Federal Fluminense
Design Gráfico - 3º Período - 2014.2
Mariana Alcantara Vetromille
“Os embaixadores” de Hans Holbein “Os embaixadores” foi pintado a óleo em 1533 na Inglaterra. Trata-se da representação de dois embaixadores do rei Francisco I da França. Eles são Jean de Dinteville, enviado do rei à corte de Henrique VIII, e George de Selve, seu amigo Bispo de Lavaur em visita na função de correio diplomático. A missão do embaixador era impedir que a igreja romana rompesse os laços com a Inglaterra. Nenhum dos dois imaginavam que repassariam a História graças ao quadro que retrata esse encontro.
Esta obra nos mostra um naturalismo descritivo e atualizado para o seu tempo. A imagem é repleta de objetos modernos, dispostos em um pesado móvel, representados com minúcia e uma técnica metódica. Análise dos elementos
Categoria Topológica
Há dois homens na imagem: um se encontra um pouco mais a frente que o outro, por isso pode-se deduzir o nível de importância dos mesmos. Ambos estão localizados nas laterais da composição, um a esquerda e o outro a direta.
Existe uma mesa no centro da composição, com objetivos na parte superior e outros na parte inferior. Holbein nesta mesa, entre os dois, objetos de muito simbolismo que nos permitem compreender a posição histórica do quadro na Europa.
Categoria Cromática
No geral, o quadro é composto por cores escuras e possui pouca luminosidade.
O homem em segundo plano usa roupas bem escuras, o que o torna um pouco menos atrativo. O outro homem ganha mais atenção, pois veste uma blusa no tom vermelho, que é uma cor quente e lembra poder.
Os objetos expostos nas prateleiras possuem cores limpas e claras, o que facilita bastante a identificação dos mesmos, já que o objetivo era que cada um deles explicasse um pedaço da história do quadro.
Categoria Eidética
O quadro é repleto de símbolos relacionados às artes liberais (aritmética,