Teoria da Comunicação
TEORIA DA COMUNICAÇÃO: AVALIAÇÃO ASSISTEMÁTICA
ANÁLISE GREIMASIANA
INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
CAMPOS DOS GOYTACAZES
OUTUBRO – 2012
Introdução Este trabalho tem como objetivo apresentar, em forma de análise de obras, o conteúdo explicado em sala de aula, ou seja, a Semiótica Greimasiana. Mais específicamente, os Formantes plásticos. O objetivo da Semiótica Greimasiana é descrever e explicar “o que o texto diz e como faz para dizer o que diz” pelo meio da construção de sua própria estrutura e da relação entre suas unidades. Dentro dos Formantes Plásticos existem 3 categorias:
Categoria Topológica – Temos o reconhecimento de um dispositivo que organiza espacialmente um texto e seus elementos por meio das relações.
Categoria Cromática – Está relacionada às cores.
Categoria Eidética – A palavra eidética vem de eidos, “forma”.
Assim, os quadros “ Os Embaixadores – 1533” e “ O Viajante sobre o mar de névoa – 1818” tiveram seus elementos analisados de acordo com essas três categorias.
Contextualização do estudo em relação à obra
Quadro: Os Embaixadores -1533 :Esta obra nos mostra um naturalismo descritivo e atualizado para o seu tempo. A imagem é repleta de objetos modernos, dispostos em um pesado móvel, representados com minúcia e uma técnica metódica. Na parte superior do móvel estão os instrumentos de medição astronômico e marítimo, como o globo terrestre e o quadrante, que fazem referência à circunavegação e às grandes descobertas de novos continentes. No tampo inferior encontramos objetos referentes às atividades terrenas do ambiente culto e burguês, um livro de aritmética, instrumentos musicais, outro globo e um alaúde. A imagem deste instrumento, próprio das classes mais abastadas, costumava fazer menção ao amor mundano, e sua imagem fica ressaltada na medida em que outro alaúde foi colocado embaixo da mesa.
Análise de elementos:
Categoria