Sistema de saúde
RESUMO
Ter acesso a informações ou serviços públicos ainda é, para muita gente, sinônimo de peregrinação por diversas repartições públicas, enfrentando filas e funcionários despreparados, esperas intermináveis em ambientes quase abandonados.
Para mudar esta imagem e garantir aos cidadãos o acesso a informações e documentos, de maneira simplificada e ágil, inclusive para que deixem de depender dos serviços de intermediários, uma das alternativas é reunir diversos serviços públicos e de emissão de documentos em um só local de fácil acesso, com horário de atendimento ampliado e garantindo a difusão das informações. Valorizar e treinar os funcionários especialmente para o atendimento à população, simplificando os procedimentos, garante qualidade, rapidez e respeito aos direitos de cidadania.
Palavras chave: Gestão do Conhecimento, Gestão Pública, Informatização
1. INTRODUÇÃO
A função básica da Administração Pública é a de manter instituições prestadoras de serviço fundamentais à vida do cidadão, que financia o Estado através do pagamento dos tributos. No contexto dos serviços públicos estaduais, deve-se ocupar uma posição estratégica, uma vez que é a responsável pela gestão dos recursos do Estado. Arrecadando tributos, gerenciando o orçamento e cuidando da administração financeira, contábil e auditorial, assim, interferindo diretamente no desempenho de todo o serviço público, com reflexos sobre toda a sociedade.
Os investimentos, conforme definido pelos programas específicos devem abranger as categorias básicas, assim definido como frentes: Gestão e Organização, Capacitação de Pessoal e Tecnologia da Informação.
Em Gestão e Organização, através da metodologia de redesenho de processos, foram redefinidos todos os processos administrativos finalísticos, com forte apoio nos recursos tecnológicos disponíveis no mercado, de forma a potencializar a aplicação dos