Sistema de saude
Serviço Social ueila rodrigues da neves
sistema único de saude
Barreiras
2014
ueila rodrigues das neves
sistema único de saude
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos, Teoricos e Metodologicos e Direito e Legislação Social; Politicas Sociais I .
Prof. Paulo Sergio Aragão, Jossan Batistute, Maria Lucimar Pereira
Barreiras
2014
A perspectiva para a abordagem a este tema tem sido histórica e política, marcada por um lado pelo envolvimento, pela militância no movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, e o Sistemas Único de saúde, sobre o processo de formulação e implementação do SUS. Nesse sentido, é necessário, logo de início, recuperar alguns dos elementos históricos que ajudam a situar tema, e, em seguida partirmos para a apresentação do que entendemos o SUS.
Sistema Único de Saúde é um conjunto de ações de serviço da saúde prestados por todos os órgãos públicos, federais e estaduais em fim tudo que diz respeito à Saúde. A construção das Políticas Sociais de Saúde iniciou-se no século XX proveniente de grande lutas a favor do crescimento da saúde em pro da melhoria da saúde. Através de movimentos e reivindicações nasce Movimento Sanitarista. O princípio fundamental que articula o conjunto de leis e normas que constituem a base jurídica da política de saúde e do processo de organização do SUS no Brasil hoje está explicitado no artigo 196 da Constituição Federal (1988), que afirma: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Esse artigo traz, além da ideia central do