A realidade virtual do projeto
A realidade virtual, uma vez vista somente como meio de entretenimento de alta tecnologia, está estabelecendo-se como uma ferramenta poderosa, de projeto profissional tridimensional, com aplicações que incluem arquitetura, projetos de carros e o planejamento de operações cirúrgicas delicadas. Proporciona ao projetista uma noção muito mais clara das posições relativas das partes individuais detalhadas do que é possível com representações bidimensionais estáticas. Talvez mais importante, também permite que outros, especialmente o cliente ou usuário sem treinamento técnico, possam visualizar e sugerir modificações para o projeto antes que seja realizado algum trabalho na entidade física em questão. O arquiteto pode permitir ao cliente dar uma volta no edifício virtual, andando nos corredores e entrando nos quartos como desejar, com quaisquer mudanças sendo rápida e eficazmente incorporadas. PERA, empresa de consultoria européia, de desenvolvimento e pesquisa, e transferência de tecnologia, usam um "centro de realidade virtual" para ajudar seus clientes a formarem uma visão das implicações de seus projetos de operações. Equipado com o supercomputador Silicon Graphics Onyx Infinit Reality, considerado o mais forte do mundo em computação gráfica, o centro oferece visualizações em tempo real.
"Realidade virtual oferece benefícios significativos em aplicações individuais, desde teste de mercado e projeto até treinamento e planejamento de manutenção. O centro de realidade virtual faz a ponte entre os vendedores de software e os usuários potenciais ao fornecer aplicações sob medida, endereçando necessidades específicas", diz Gary Eves, gerente de negócios da PERA.
Por exemplo, a Barclaycard, a empresa de cartão do banco, empregou tecnologia do centro de realidade virtual para deixar alguns de seus 2.500 funcionários em Northampton passearem e ajudarem a projetar seus novos escritórios. Os funcionários da Barclaycard podiam ver como