Sistema de Proteção contra fogo
SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA FOGO capaz de detectar vapores de combustível que podem levar ao acúmulo de gases explosivos.
MÉTODOS DE DETECÇÃO
INTRODUÇÃO
Em virtude do fogo ser uma das mais perigosas ameaças para uma aeronave, as zonas de fogo em potencial de todas as aeronaves multimotoras, atualmente produzidas, são garantidas por um sistema fixo de proteção de fogo. Uma "zona de fogo" é uma área ou região da aeronave, designada pelo fabricante, que requer detecção e/ou equipamento de extinção e um alto grau de essencial resistência ao fogo.
O termo "fixo" significa um sistema permanentemente instalado, em contraste com qualquer equipamento portátil de extintor de fogo como a de CO2. Um sistema completo de proteção contra fogo das modernas aeronaves, ou em muitos modelos antigos de aeronaves, inclui tanto um sistema de detecção como um de extinção de fogo.
Para detectar o fogo ou as condições de superaquecimento, equipamentos são colocados nas várias zonas a serem monitoradas.
O fogo é detectado nas aeronaves com motores convencionais, usando um ou mais dos seguintes itens:
A lista a seguir apresenta métodos de detecção, incluindo aqueles mais usados em sistemas de proteção contra fogo de aeronaves com motores à turbina.
Um sistema completo de proteção contra fogo, da maioria das grandes aeronaves com motor à turbina, incorporam vários destes métodos de detecção:
(1) Detectores de aumento da razão de temperatura.
(2) Detectores sensores de radiação.
(3) Detectores de fumaça.
(4) Detectores de superaquecimento.
(5) Detectores de monóxido de carbono.
(6) Detectores de vapores de combustível.
(7) Detectores de fibra ótica.
(1) Detectores de superaquecimento.
(8) Observação pela tripulação ou passageiros.
(2) Detectores de aumento da razão de temperatura.
Os três tipos de detectores mais usados para rápida detecção de fogo são de razão de aumento de temperatura, sensores de radiação e detectores de