Sistema de produção de suinos
1° Agronegócio-Manhã Relações entre os Sistemas de produção de suínos, entre os sistemas Orgânicos e Intensivos. Apontando principais aspectos e pontos positivos e negativos. |
Sara Damaris
Karoline Rolim
Tiago William
Anderson Silva
SISTEMA DE PRODUÇÃO DE SUÍNOS Orgânico x Intensivo.
-Número de animais (por padrão o sistema comporta: abaixo de 500 animais no sistema orgânico, acima de 500 no intensivo).
-Valor do investimento financeiro.
-A maior viabilidade entre os sistemas.
-Nicho de mercado.
Em comparações entre sistemas de produção é errado apontar o melhor ou talvez o pior, o que existem são análises de mercado (Nicho), cada sistema leva uma diferente maneira de produção, mas todas devem estar dentro das normas e leis.
Leva-se em conta também o número de animais que serão produzidos e valor do investimento, ou seja, o produtor que almeja produzir em larga escala não optará por um sistema orgânico onde o número de animais é reservado (abaixo de 500 animais) e sim ao sistema que atende a demanda com maior facilidade, da mesma forma se o objetivo do produtor é atender a “fatia mais exigente do mercado” em questões de qualidade o mais viável entre os sistemas seria o Orgânico. No caso do valor de investimentos o produtor deve se levar em conta que em tudo se há um custo, no caso do sistema orgânico a muitos detalhes como a mão-de-obra para o preparo da alimentação suína orgânica que deve ser exigente mente balanceada (cozimento e fatiamento de frutas, legumes e hortaliças). Por outro lado o sistema Intensivo tem como base uma alimentação industrial que também encarece o sistema.
Em ambos os sistemas a sanidade dos animais é de suma importância em questões de manejo, água e instalações, porém de um sistema para o outro também a diferenças, como por exemplo: No sistema Orgânico o uso de medicamentos para saúde deve ser orgânico, ou