Joajsklhn

860 palavras 4 páginas
1. RESUMO EXECUTIVOSegundo pesquisas de órgãos competentes, a carne suína é a mais consumida no Brasil e no mundo.
A produção de carne suína no Brasil se equipara a de outros países mais desenvolvidos e por isso, no país este é um ramo competitivo e amadurecido com a utilização de novas técnicas. O que marca a produção suína no Brasil, com certeza, é o uso de uma produção integrada e coordenada com a produção de ração, assistência técnica, animais abatidos e industrialização da carne.
Cadeia produtiva da criação de suínos
A suinocultura é marcada pela evolução de processos de criação que visam principalmente a produtividade e a redução de custos. Toda cadeia produtiva possui um conjunto de matéria-prima, fornecedores, insumos e ainda máquinas e equipamentos, com o objetivo de resultar em produtos finais que sejam de qualidade.
A cadeia produtiva para a suinocultura foi desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e possui cinco subsistemas:
Apoio – o sistema de apoio é formado por fornecedores de insumos básicos e sistema de transporte e abastecimento.
Produção da matéria-prima – a produção de suínos é marcada por empresas rurais que geram, criam e engordam animais de forma integrada ou trabalham de forma empresarial individual.
Industrialização – a suinocultura pode ser indústria de primeira ou de segunda transformação. As indústrias de primeira transformação são aquelas que simplesmente abatem os animais e obtêm as peças de carne para comercialização e a segunda transformação são aquelas em que incorporam a carne a outros produtos como frios e embutidos, agregando valor aos produtos.
Comercialização – os produtos da cultura de suínos podem ser comercializadas para atacadistas, exportadores ou varejistas que consumirão de forma direta ou indireta.
Consumo – os consumidores intermediários são aqueles que consomem para revender ou agregar valor aos produtos e os consumidores finais são os que compram de supermercados.

Relacionados