Pós-graduação
Há muito temos observado em nossos alunos do Ensino Fundamental e Médio - de todas as séries -, dificuldades na assimilação dos conteúdos das disciplinas ministradas em nossa Escola. O índice de alunos em dependência e retidos nas disciplinas é ainda muito alto. Quais as causas? Dentre tantas, destacamos a falta de organização e sistematização do ato de estudar; fator preponderante na relação ensino-aprendizagem. De modo particular, a realização dos estudos em casa. São pouquíssimos os alunos que conseguem desenvolver, de forma organizada, as atividades propostas por nossos professores. Observa-se ainda, a falta de organização do próprio material de estudo deles. Sabemos que muitos dos nossos alunos não têm acompanhamento dos seus pais; as causas são múltiplas, é certo, contudo, não podemos nos valer disso e abandoná-los à sua própria sorte. É necessário encontrarmos novos caminhos no sentido de solucionar tais dificuldades. Quais caminhos seguir? Propomos um projeto!
Em face de tal realidade presente em nossa Escola, o projeto em pauta se justifica enquanto propõe um caminho, uma linha de trabalho com objetivos específicos e metodologia própria. Sem incentivo e sem estímulos, de fato, o ato de estudar fica prejudicado. Nesse sentido, o projeto objetiva incentivar, estimular e trazer metodologias práticas para os nossos alunos oferecendo o caminho do aprender a aprender; aprender a estudar. Seja no próprio ambiente escolar seja em casa – principalmente -. Queremos apresentar aos nossos alunos alguns métodos práticos para desenvolverem seu aprendizado nas diversas disciplinas. Nesse aspecto da execução do projeto, a colaboração dos diversos professores será de fundamental importância para o seu sucesso.
Enfim, iniciarmos um processo de trabalho de conscientização dos nossos alunos a respeito do hábito de estudar como caminho fundamental para o aprendizado, para o