Sistema de Informações Gerenciais
Introdução: O Sistema de Informação gerencial, também chamado de SIG abrange a empresa nos três níveis: estratégico, tático e operacional. A finalidade principal de um SIG é ajudar uma organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que se possa organizar, controlar, planejar mais eficaz e eficientemente. Em resumo, um SIG fornece aos administradores informações úteis para obter um feedback para as operações empresariais. As informações reduzidas, que são fundamentais para a tomada de decisão, são apresentadas através de vários relatórios resumidos. Esses relatórios ajudam os administradores, fornecendo-lhes dados e informações para a tomada de decisões, de forma que possam utilizá-los prontamente.
Conceitos Básicos:
DADO: é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compreensão de determinado fato ou situação. Assim, para a compreensão de determinado fato ou situação em uma organização é necessário que os dados se transformem em informação.
INFORMAÇÃO: é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real percebido para suas decisões correntes ou prospectivas.
CONHECIMENTO: é o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação.
Portanto, deve-se distinguir dado de informação e o que os diferencia, é o conhecimento que a informação propicia ao tomador de decisões.
Definição do SIG: SIG é o processo de transformação de dados em informações. E, esse processo é voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.
Os sistemas de informações gerenciais podem trazer os seguintes benefícios para as empresas: