Inovações Organizacionais
Desde o tempo de Adam Smith, era buscado o aperfeiçoamento de realizar tarefas produtivas, por meio da observação e da experiência.
No início do século XX, Taylor começou a desenvolver a linha de montagem.
É destacado 5 inovações organizacionais que difundem em resposta aos desafios competitivos que as empresas contemporâneas enfrentam. Eles são:just-in-time (JIT); controle de qualidade total (CQT); Reengenharia de processos de negócios (BPR); Novas formas de organização do trabalho e seus impactos nas qualificações profissionais; Formação de células de produção.
Inovação Tecnológica e mudanças organizacionais
Para introduzir uma nova tecnologia, é preciso também que a empresa esteja preparada para isso.
As mudanças organizacionais são mais difíceis do que as mudanças tecnológicas, pois tem que alterar processos de negócios entre outros que já estão implantados a anos na empresa.
A relação entre tecnologias “hard” (máquinas e equipamentos) e “soft” (práticas organizacionais) vem se estreitando com o uso de tecnologias da informação e da comunicação.
A Tecnologia da Informação e Comunicação(TIC) ajudam a aperfeiçoar as inovações organizacionais de forma a responder as crescentes pressões competitivas.
JUST-IN-TIME (apenas a tempo) (JIT)
Foi desenvolvido com a finalidade de diminuir custos de produção eliminando o excesso de desperdício em todas as etapas do processo produtivo. Seu objetivo é fabricar e entregar produtos apenas a tempo de serem vendidos e comprar aapenas a tempo de serem fabricados (pegando apenas o que precisa).
Evita o que adiciona custo, e não valor.
O JIT força o aparecimento de estoques excessivos
Áreas de desperdícios na produção
Superprodução: produz mais do que o necessário. É feita para encobrir problemas de qualidade, manutenção, comunicação ou deficiência dos fornecedores. Mantém um estoque de segurança.
Tempo de espera: Quando parte dos produtos aguardam a próxima operação, máquinas