Sistema de Informação no Setor publico
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIACURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
JUNHO - 2013
MAUÉS -AM
DAWIS LINCOLN MICHILES
Introdução aos Sistemas e Processos de Informação
JUNHO - 2013
MAUÉS –AM
INTRODUÇÃO
“O valor da informação está diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização”. (STAIR, 1998, p. 5)
O SI (Sistema de Informação) é um tipo especializado de sistema formado por um conjunto de componentes, inter-relacionados, que visam coletar dados e informações, manipulá-los e processá-los para, finalmente, dar saída a novos dados e informações.
Em um SI consideramos que os elementos de entrada e de saída são sempre dados e/ou informações, e o conjunto dos procedimentos do processamento não envolvem atividades físicas, e sim manipulação, transformação de dados em informação. Embora estejamos acostumados a tratar os SIs como sendo dependentes de sistemas computadorizados, é necessário compreender que os SIs existem independentemente de computadores.
DESENVOLVIMENTO
Em um Sistema, várias partes trabalham juntas visando um objetivo em comum. Em um Sistema de Informação não é diferente, porém o objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Em um Sistema de Informação bem construído, suas principais vantagens são: Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização; Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Maior integridade e veracidade da informação; Maior estabilidade; Maior segurança de acesso à informação.
Informações de boa qualidade são essenciais para uma boa tomada de decisão.
Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter várias partes