sistema de cotas
O Brasil esta facilitando o acesso da população na faculdade. Mais de 50 instituições de ensino superior entre Universidades Federais e Estaduais adotaram Políticas de Ações Afirmativas (Ação Afirmativa é uma política planejada para promover socialmente grupos raciais, étnicos e outros que tenham sido historicamente subordinados ou excluídos da sociedade como os negros e os indígenas). O sistema de cotas na Educação é uma política que visa corrigir uma estrutura de desigualdade social, racial, étnica, presente nas Universidades Brasileiras.
A Lei nº 12.711 de 29 de Agosto de 2012 obriga as Universidades e Instituições Federais a reservar vagas oferecidas anualmente em seus processos seletivos, separando 50 % destinadas a escolas pública, metade das cotas , ou 25% do total de vagas , será destinada aos estudantes negros , pardos ou indígenas ,sendo que metade das vagas decorrentes da aplicação deste percentual serão reservadas a candidatos que se auto declararem negros.
Muita critica sobre a Ação Afirmativa, a favor ou até contra, pois, o sistema está dando oportunidades aos menos privilegiados que não puderam pagar uma escola particular, o Brasil é um país mestiço e ao risco de distorção no processo seletivo, querendo então igualdade social, não importa se o individuo seja negro, branco ou amarelo, quem depende de escola pública sempre concorrerá em situações menos favorecidas se comparando a pessoas com condições maiores com recurso de bancar uma educação privada de maior qualidade, sendo assim deve investir mais dinheiro em educação básica.
O governo criou programas como o SISU(Sistema de Seleção Unificada) que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior aos estudantes participantes do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio ) que conseguirem nota superior a zero na redação , e p ProUni (Programa Universidade para Todos ).
Portanto devemos aproveitar do que o governo nos oferece, pois traz a possibilidade de um futuro melhor e