sistema de avaliação de educação basica
O presente trabalho refere-se as avaliações do sistema de avaliação da educação básica (SAEB): (a prova Brasil e a provinha Brasil) e conteúdos da disciplinas do semestre: Ensino da matemática, ensino de ciências e saúde, ensino de historia e geografia.
O SAEB (sistema de avaliação da educação básica surgiu em 1990. ele avalia os saberes dos alunos. O SAEB utiliza instrumentos específicos: provas aplicadas a alunos, professores e diretores. Ele conforme estabelece nº 931, de 21 de março passa a se composto por duas avaliações, complementares, a ANEB e a ANRESE (Prova Brasil). A ANEB permite produzir resultados médios de desempenho conforme os estratos amostrais; promover estudos que investiguem a equidade e a eficiência dos sistemas e redes de ensino, implementado em avaliações desde o ano de 1995.
Já a ANRESC (avaliação nacional do rendimento escolar) conhecida como prova Brasil, surgiu em 2005. ela é realizada a cada dois anos avaliando habilidades em língua portuguesa ( foco na leitura) e em matemática (foco na resolução de problemas). A prova Brasil é aplicada para alunos da 4ª serie/5º ano e 8º serie/9º ano da rede publica e urbana do ensino. A avaliação é universal e os resultados são a base para o calculo dos ISEBS de cada município e escola, ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Há também a provinha Brasil, uma avaliação diagnostica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano de escolaridade do ensino fundamental. Ela acontece em duas etapas, uma no inicio e outra no termino do ano letivo. Ela e composta por 20 questões com habilidades relacionadas ao processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática.
A prova Brasil tem como prioridade evidenciar os resultados de cada unidade escolar da rede publica de ensino, com os objetivos de: