Sistema de avaliação da educação básica
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra a relevância da Prova Brasil no cenário da educação brasileira.
Através do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) órgão que tem por objetivo avaliar a educação Básica brasileira e contribuir para melhoria de sua qualidade e para universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para formulação, reformulação e monitoramento das politicas públicas voltadas para Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.
Apresenta também a contribuição da Provinha Brasil, que deve ser aplicada a todos os alunos matriculados no segundo ano ou da segunda série do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.
Objetivo e estrutura da Prova Brasil e Provinha Brasil
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por três avaliações externas em larga escala, Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica) Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (também denominada “Prova Brasil”)) ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização). Essas três avaliações tem como objetivo avaliar a qualidade e a eficiência da educação brasileira.
Aneb: abrange alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais. Tem como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira, e apresentar os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação.
Anresc: trata-se de uma avaliação censitária e atende as redes públicas municipais, estaduais e federal. Tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuam no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo resultados disponibilizados por escolas e por