Sistema de Amortização Constante
Conceitos:
O conceito de amortização é o processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde a soma do reembolso do capital ou dos juros do saldo devedor (juros sempre são calculados sobre o saldo devedor), podendo ainda ser o reembolso de ambos.
O termo empréstimo é popularmente conhecido como um “contrato” pelo qual uma pessoa entrega a outra pessoa um objeto, que deve ser devolvido ao primeiro em certo prazo.
Prestação ou crediário é o objeto de uma obrigação. É o dar, fazer ou não fazer algo em nome de uma obrigação que se tem frente a outra pessoa, física ou jurídica. Assim, o pagamento de parcelas na aquisição de um bem em um estabelecimento comercial é uma prestação.
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.
DESENVOLVIMENTO
No Sistema de Amortização Constante (SAC) o valor das amortizações são iguais, ou seja, são a divisão do valor presente pelo número de parcelas. O valor dos juros dá-se pelo valor do saldo devedor do período anterior. E a prestação é a soma dos valores da amortização com os juros. Nesse sistema as prestações são decrescentes. O saldo devedor é o saldo devedor do período anterior subtraído da amortização do período.
Esse sistema é amplamente utilizado no setor de imóveis e no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), nas operações de financiamento para aquisição da casa própria.
Cálculo:
Rk = [(n-k+1).i+1].P/n
Rk = A+Jk
A = P/n
Jk = (n-k+1).i.P/n
P: Financiamento n: Quantidade de Prestações i: taxa de juros
Rk: Prestação
A: Parcela da Amortização
Jk: Parcela do Juro k
Evolução do gráfico:
Exemplo:
Um banco libera para uma pessoa o crédito de R$ 120 000,00 para ser pago pelo SAC em 10 parcelas mensais.