Tga conteúdo completo
SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO
Curso : Administração
Professor : MSc. Murilo da Silva Navarro
Construir casa
Comprar máquina
Tem $?
Sim Parabéns!
Não
Tirar Empréstimo
Empréstimo
Pagar juros Devolver o principal
2
Sistemas de amortização – Conceitos gerais
O processo de quitação de um empréstimo consiste em efetuar pagamentos periódicos (prestações) de modo a liquidar o saldo devedor. Tais prestações são formadas por duas parcelas: a amortização (A) e os juros (J), correspondentes aos saldos do empréstimo ainda não amortizados
Prestação = amortização + juros ou PMT = A + J
3
Sistemas de amortização – Conceitos gerais
Prestação é o valor pago pelo devedor e consiste em duas parcelas: a amortização e os juros correspondentes ao saldo do devedor do empréstimo não reembolsado.
Amortização é o pagamento do capital, efetuado por meio de parcelas pagas periodicamente. É a devolução do capital emprestado. Os Juros são calculados sobre o saldo devedor do período anterior e também denominados “serviço da dívida”.
Entre os principais e mais utilizados sistemas de amortização de empréstimos cabe destacar: • O sistema frânces de amortização (Tabela PRICE). • O sistema de amortização constante (SAC).
4
Sistemas de Amortização Francês - Tabela PRICE
Nesse sistema de amortização, o mais utilizado pelas instituições financeiras e o comércio em geral, o devedor obriga-se a devolver o principal acrescido de juros em prestações iguais e consecutivas (séries uniformes de pagamento).
Como os juros incidem sobre o saldo devedor, que por sua vez decresce à medida que as prestações são quitadas, eles serão decrescentes, e portanto as amortizações do principal serão crescentes.
Exemplos: - Crédito Direto ao Consumidor - Financiamento de automóveis - Sistema Financeiro da Habitação
5
Sistemas de Amortização Francês - Tabela PRICE Exemplo: Um empréstimo de R$ 100.000,00 será pago pelo sistema de