sistema busca criança
Adriana Franzin - The Science of Parenting – Margot Sunderland, 2008 27.08.2012 -
De acordo com a psicóloga e psicoterapeuta infantil Margot Sunderland, a brincadeira é a principal forma de desenvolvimento da curiosidade, da motivação e do impulso exploratório das crianças. A pesquisadora inglesa reuniu os argumentos sobre a importância de brincar no livro “The Science of Parenting”, de 2008. Segundo ela, experiências interessantes ajudam a ativar energicamente o “sistema de busca”, que dá base à capacidade criativa. Essas habilidades ajudam a criança a se relacionar bem com as pessoas, a conhecer lugares, se aventurar sem inseguranças e a superar obstáculos com determinação. As crianças que permanecem paradas, estáticas por muito tempo, não têm o seu sistema de busca ativado.
Mas como ativar o sistema de buscas?
Oferecer ambientes ricos em estímulos para a brincadeira exploratória e criativa - Lugares para explorar, amigos e brinquedos criativos e imaginativos. Não é preciso gastar dinheiro. Brincar com água no jardim pode ser suficiente para estimular a uma criança pequena. Um estudo recente com um grupo de ratos mostrou que um entorno rico de tubos para subir, rodas para correr, alimentos variados e muitos contatos sociais provocaram um aumento de cinquenta mil neurônios a mais em cada lado do hipocampo (um dos mais importantes centros cerebrais para a memória e o aprendizado), em apenas dois meses de experiência.
Fugir da rotina – Fazer sempre as mesmas coisas torna o cérebro preguiçoso. É preciso despertar a imaginação. Brincar bastante com outras crianças em vez de confiar o entretenimento à tv. Pode ser necessário que os pais ajudem a começar a brincadeira. Mas depois que ensinar como brincar com novos objetos, o sistema de busca será ativado e é preciso deixar que a criança explore sozinha o caminho.
Construir uma casinha - Com cadeiras e lençóis e encher de brinquedos.
Ajudar a criança a