Instituto TIM E UNICEF Desenvolvem Solu O Para A Busca Ativa De Crian As Fora Da Escola
831 palavras
4 páginas
Instituto TIM e UNICEF no Brasil desenvolvem solução para a busca ativa de crianças fora da escolaBrasil tem 3,8 milhões de crianças e adolescentes fora de sala de aula
Com o objetivo de oferecer aos municípios brasileiros uma abordagem inovadora de busca ativa de crianças fora da escola, o Instituto TIM se juntou ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na mobilização Fora da Escola Não Pode – iniciativa de enfrentamento da exclusão escolar liderada pelo UNICEF. A nova parceria prevê o desenvolvimento de uma solução tecnológica que permitirá aos municípios identificar de forma mais simples e ágil quem são as crianças e adolescentes fora da escola utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
O lançamento oficial da parceria foi realizado durante o 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela Undime, em Mata de São João, na Bahia. Estiveram presentes o presidente do Instituto TIM, Manoel Horácio, e o representante do UNICEF no Brasil, Gary Lee Stahl.
“O Instituto TIM investe para encontrar aplicações e soluções tecnológicas que contribuam com o trabalho de instituições respeitadas, como o UNICEF. Estamos muito felizes em participar do Fora da Escola Não Pode! e seguir colaborando com a educação brasileira. A iniciativa busca identificar as crianças fora da escola e entender seus motivos, contribuindo para o enfrentamento dessa realidade tão presente no país”, destaca Manoel Horacio.
Assim como todas as ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM, o sistema de busca ativa é um software livre. Os municípios que se interessarem por adotar o sistema montarão times locais, que poderão incluir profissionais de áreas diferentes dentro das prefeituras (Saúde, Educação, Assistência Social, etc.), ONGs ou outras instituições. Durante suas interações com a comunidade, os agentes de saúde, conselheiros tutelares, assistentes sociais, representantes de entidades sociais, entre outros identificarão e